Raças
Para qualquer criador de caprinos e ovinos, a preocupação com a raça é muito importante, principalmente se a pretensão é desenvolver uma criação comercial, cujo objetivo é a alta produtividade dos animais, seja para leite, carne, pele ou pelo. Além da aptidão própria de cada raça, tem-se que levar em conta a sua capacidade de adaptação no Brasil. Algumas são muito sensíveis às condições climáticas e geográficas, tendo dificuldades de se desenvolver satisfatoriamente em situações diversas daquelas do seu habitat natural.
Outro aspecto que deve ser observado é o temperamento da raça, já que nem todas se adaptam a qualquer sistema de criaçãoe ou manejo.
BREVES COMENTÁRIO SOBRE AS RAÇAS CRIADAS NA FAZENDA HOGAR DO RETIRO.
Saanen - Provém das pastagens dos cantões de Berna e Appenzel na Suíça. Leiteira por excelência produz pelo menos três quilos de leito por dia, com período de lactação de oito a dez meses.

O ovino White Dorper deve ser simétrico e bem proporcionado (balanceado), com temperamento calmo e uma aparência vigorosa. A impressão geral deve ser a de um ovino robusto e bem musculoso. O White Dorper, como o Dorper, foi criado com o único propósito de produzir carne o mais eficientemente possível, sob variadas e mesmo desfavoráveis condições ambientais.
O gado Jersey tem como característica produzir um leite enriquecido com grande quantidade de cálcio, gordura e proteína; tais características físico-químicas concedem ao leite propriedades excelentes para o consumo humano e para a produção de derivados.
O Gir leiteiro, como define o próprio nome, foi adaptado para maior produção de leite, índole natural da raça. Todo gir produz leite, mas o leiteiro está em processo contínuo aperfeiçoamento por várias gerações, com produções aferidas que permitem distinguir os animais pelo desempenho, não por indicativos subjetivos do que poderá ser ou produzir. O que determina o valor de um animal, de maneira a prever sua capacidade de melhorar o rebanho, é o conhecimento do nível de produção de sua linhagem, como bisavós, avós, pais, irmãos e filhos.
Border Collie
é uma raça canina desenvolvida na Grã-Bretanha. Criada para pastoreio, esta raça é relativamente recente, com pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido o seu padrão. Apesar disso, sua origem não é precisa e a justificativa para tal é a de que seus ancestrais já atuavam como pastores de rebanhos no século XIV. Sua aparência física considerada rústica é o resultado da preocupação com a sua função pastora, atingida ao longo de cruzamentos seletivos. Popular em seu país de origem, é considerado o cão mais inteligente do mundo, de acordo com o livro de Stanley Coren, A Inteligência dos Cães.
O cachorro da raça maremano que está cuidando do Rebanho.